quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Arqueólogos encontram em Israel sinagoga do tempo de Jesus Cristo

Arqueólogos encontram em Israel sinagoga do tempo de Jesus Cristo

Em Israel, antes de se começar uma construção, é necessário realizar escavações arqueológicas. Em Magdala, terra de Maria Madalena, estudiosos acabam de encontrar as ruínas de uma sinagoga do tempo de Jesus.

Os vestígios são claros: afrescos, cacos de cerâmica, mosaicos, colunas similares, o próprio estilo da construção já indica: trata-se de uma sinagoga do primeiro século, portanto, da época de Jesus. A descoberta, tida como surpreendente para os estudiosos, acaba de ser divulgada pela Autoridade de Antiguidades de Israel, responsável pelas escavações arqueológicas no local.

As ruínas foram descobertas no terreno de um futuro centro de acolhida para peregrinos em Magdala, na região da Galiléia. Padre Ruan Maria Solana, diretor do Instituto Pontificio Notre Dame de Jerusalém - instituição responsável pela construção do centro de apoio aos peregrinos, o Magdala Center, explica que as escavações iniciaram no final de julho. Quando ficou sabendo da descobertaveio logo para conferir de perto. E diz que é realmente um sonho que se converte em realidade poder presenciar tudo isso, já que é a primeira vez que lida de perto com escavações arqueológicas. "Parecia estar desenterrando 2 mil anos de historia", disse. Essas ruínas ficam a 7km de Cafarnaum, local onde Jesus passou todo o período de sua vida pública. Nessa sinagoga, ele teria vindo várias vezes com seus discípulos para pregar.

Local que também teria sido freqüentado por Maria Madalena, que era natural de Magdala.E o que mais impressiona os estudiosos é a descoberta de uma pedra esculpida, encontrada no centro do edifício, de cerca de 11 metros por 11. Na pedra estão esculpidos vários sinais, entre eles, um menorá, espécie de um candelabro de sete braços, símbolo dos cultos judaicos.Tudo indica ser o menorá mais antigo já encontrado em uma sinagoga. Os arqueólogos trabalham com a hipótese de ser uma réplica do altar do antigo Templo de Jerusalém, o que aumentaria ainda mais o interesse dos judeus pela descoberta histórica.

Sobre o projeto que será implementado no local, padre Ruan explica que a idéia nasceu quando os Legionários de Cristo chegaram a Jerusalém, em 2004, a pedido do Papa João Paulo II, para se encarregarem do Instituto Notre Dame de Jerusalém. Perceberam que necessitavam de uma casa de apoio aos peregrinos não apenas em Jerusalém, mas também na zona norte de Israel, que é a Galiléia.Atualmente, há apenas outras seis sinagogas descobertas desse período, o período do Segundo Templo de Jerusalém. Esta teria sido destruída durante a revolta dos judeus contra os romanos, entre os anos 66 e 70 d.C.

As autoridades israelenses pediram que prossigam com as escavações e que os achados sejam mantidos no lugar e se incluam no projeto do "Magdala Center", que terá que sofrer alterações, já que no local das ruínas, seria construída uma capela ecumênica. A inauguração do "Magdala Center" está prevista para dezembro de 2011. A pedra fundamental foi abençoada por Bento XVI em maio desse ano.

Samuel Mazia / Fonte http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=273987

Nenhum comentário: