quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

avalanches afegã



Pelo menos 157 pessoas morreram em avalanches que bloquearam uma passagem montanhosa ao norte da capital afegã, o Ministério do Interior afirmou.

Quase 1.000 soldados afegãos ajudou a escavar um caminho através da neve ao lado de quilómetros de carros encalhados no Pass Salang na quarta-feira.
Zemeri Bashary, porta-voz do ministério, disse que equipes de resgate tinham recuperado um total de 157 corpos enterrados desde avalanches de pessoas em veículos na estrada movimentada dois dias antes.
Ele disse que 2.600 pessoas haviam sido resgatadas até agora.
General Mohammad Rajab, chefe da estrada Cabul-Salang, disse que equipes de resgate ainda procuram por sobreviventes.
"A operação de resgate ainda está em curso, eo número de mortos pode subir como cavar dezenas de outros corpos congelados", disse ele.
Túnel bloqueado

Dias de fortes nevascas provocou a lâminas de neve, que bloqueou o túnel de 2,6 km Salang - um feito de engenharia histórica que une Cabul e no norte do Afeganistão.
Mais de 200 camiões, autocarros e carros ficaram presos no interior do túnel de 3.400 metros acima do nível do mar.
Hamid Karzai, o presidente afegão, disse que estava triste com as mortes e ordenou que funcionários do governo para fazer todo o possível para abrir a passagem.
Mohammad Hanif Atmar, o ministro do Interior, defendeu-se de perguntas sobre por que a estrada foi aberta em primeiro lugar, insistindo que a situação parecia gerenciáveis, até que a tempestade atingiu abruptamente.

"De repente, uma tempestade atingiu a área que resultou em uma série de avalanches de bater a estrada principal e fechar a estrada para até 3,5 quilômetros", disse uma notícia conferência.
Forte queda de neve ea chuva também causou inundações no sul do país. Zalmay Ayoubi, o porta-voz do governador da província sul de Kandahar, disse que seis pessoas haviam sido mortas e 10 estão desaparecidas em conseqüência das inundações.
Comentario: "triste um Pais ja tão sofrido, ter mais um grande perca, que os Ceus os ajudem"

Nenhum comentário: